Polícia Civil RJ - Investigador | 101166 - Nível Médio

Sobre o curso

Está previsto novo concurso para Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ). A remuneração é de R$5.740,38. O regime de trabalho é de dedicação integral, com jornada de trabalho de 40h semanais ou por sistema de escala de serviço. O último concurso, realizado em 2005, que teve como organizadora a FAEPOL. O regime jurídico é o estatutário, ou seja, com garantia de estabilidade.

OBS: Alteração de nível superior para nível médio para o cargo de Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que julgou inconstitucional e por ser contrário ao interesse público no que toca ao plano estratégico para o bom funcionamento da Polícia Civil, além de violar a separação dos poderes, e o sistema de freios e contrapesos.

Saiba mais

Mais sobre o curso:

Salário: R$5.740,38
Nível Escolar: Nível Médio
Cargo: Investigador
Vagas: 100
Banca: Faepol
Validade: 365 dias

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Carga horária 30 horas;
  • Professora Nivia Xavier e Tatiana Rodrigues.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

  • Carga horária 24 horas;
  • Professor Mauricio Bueno.

CONHECIMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL

  • Carga horária 24 horas;
  • Professor Professor Alexandre Araujo e Artur Damasceno.

CONHECIMENTOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO 

  • Carga horária 20 horas;
  • Professores Luis Gustavo e Douglas Canário.

CONHECIMENTOS DE DIREITO PENAL E LEIS PENAIS ESPECIAIS -

  • Carga horária 48 horas;
  • Professora Jociane Louvera e Tiago Santos.

CONHECIMENTOS DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

  • Carga horária 24 horas;
  • Professora Jociane Louvera.

Curso em gravação!

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos. Características gerais de textos narrativos, descritivos e argumentativos. Exercícios de reescritura de frases mediante condições propostas. Ambigüidade. Resumo de textos. Uso adequado do vocabulário. Linguagem figurada. Formas de abreviações. Usos de sinais de pontuação e notações léxicas. Correção de formas. Concordância nominal e verbal. Uso do acento indicativo da crase. Emprego e conjugação de verbos regulares e irregulares. Emprego de Pronomes.
 

NOÇÕES DE DIREITO PENAL

Aplicação da Lei penal. Teoria Geral do Crime. Tipicidade, ilicitude e culpabilidade. Concurso de pessoas. Concurso de Crimes. Imputabilidade penal. Espécies de crimes: crimes contra a pessoa; crimes contra o patrimônio; crimes contra os costumes; crimes contra a família; crimes contra a paz pública; crimes contra a saúde pública; crimes contra a fé pública; crimes contra a administração pública.

Leis extravagantes: Lei de tortura (9.455/97); Lei de entorpecentes (Lei 6.368/76); Lei de abuso de autoridade (4.898/65); estatuto da criança e do adolescente (Lei 8.069/90); código de trânsito brasileiro (Lei 9.503/97); Lei dos juizados especiais criminais (Lei 9.099/95); dos crimes contra o meio ambiente (Lei 9.605/98); dos crimes contra o consumidor (Lei 8.078); crimes de lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98); estatuto do desarmamento (Lei 10.826/03); crimes hediondos (Lei 8.072/90).
 

NOÇÕES DIREITO PROCESSUAL PENAL 

Inquérito policial. Auto de resistência. Ação Penal. Prisão Cautelar: disposições gerais; prisão em flagrante; prisão temporária e prisão preventiva. Competência e atribuição. Liberdade provisória. Atividade de Polícia Judiciária. Diligências de investigação e medidas assecuratórias. Da busca e apreensão. Da prova. Das garantias constitucionais do Processo Penal. Leis dos Juizados Especiais Criminais (Leis 9.099/95 e 10.259/01).
 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Conceito de Administração Pública. Hierarquia administrativa. Polícia e poder de polícia: conceitos. Divisão de polícia. Limitações do poder de polícia. Atos administrativos formais: decretos, resoluções, portarias, ordens de serviço. Servidor Público: conceito. Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Rio de Janeiro (Decreto-Lei nº 220/75) e seu Regulamento (Decreto nº 2.479/79). Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Decreto-Lei nº 218/75) e seu Regulamento (Decreto nº 3.044/79).
 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 

Direitos e deveres individuais e coletivos. Organização do Estado Federal Brasileiro: repartição de competências. Administração pública e servidores públicos civis. Segurança Pública na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

Componentes de um computador: hardware e software. Arquitetura básica de computadores: unidade central, memória: tipos e tamanhos. Periféricos: impressoras, drives de disco fixo (Winchester), disquete, CD-ROM. Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus botões, diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos e cópias de segurança, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows. Uso do Word for Windows: entrando e corrigindo texto, definindo formato de páginas: margens, orientação, numeração, cabeçalho e rodapé definindo estilo do texto: fonte, tamanho, negrito, itálico e sublinhado, impressão de documentos: visualizando a página a ser impressa, uso do corretor ortográfico, criação de texto em colunas, criação de tabelas, criação e inserção de figuras no texto.

Professores

Luis Gustavo

Luís Gustavo Bezerra de Menezes é Auditor de Controle Externo (cargo de nível superior) do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e Ex-Presidente da ANPAC. Aprovado em diversos concursos públicos, dentre os quais destacam-se técnico judiciário da Justiça Federal do Rio de Janeiro e fiscal de tributos do Espírito Santo, atualmente ministra aulas em vários cursos preparatórios do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Minas Gerais e na Rede LFG (tele-presencial). Coordenador Editorial do Grupo GEN - Editora Método - Selo V&M. Atua na preparação para concursos públicos desde 2003 LIVROS PUBLICADOS:   Direito Administrativo - Coleção Provas Comentadas FCC – Editora Ferreira (2ª. Edição) – Luís Gustavo Bezerra de Menezes   Direito Administrativo - Coleção Provas Comentadas CESGRANRIO – Editora Ferreira (1ª. Edição) – Luís Gustavo Bezerra de Menezes e Henrique Cantarino   Direito Administrativo - Coleção Provas Comentadas FUNRIO – Editora Ferreira (1ª. Edição) – Luís Gustavo Bezerra de Menezes e Henrique Cantarino   Comentários à Lei 8.112/90 – Teoria mais 500 questões de provas anteriores – Editora Ferreira (1ª. Edição) – Luís Gustavo Bezerra de Menezes e Henrique Cantarino.

Alexandre Araujo

Advogado graduado pela Faculdade Nacional de Direito (UFRJ). Servidor Público da Câmara Municipal do RJ. Especialista em Direito Constitucional e em Direito e Gestão da Segurança Pública. Professor de Direito Constitucional em cursos preparatórios para concursos públicos e exames da OAB. 

Jociane Louvera

Advogada militante na área Criminal e Professora de direito Penal, Processual Penal e Leis Penais Especiais, desde 2001.      Experiência Profissional/Atual ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO  - integrante do corpo docente, desde  março de 2001 lecionando a disciplina Direito Penal e Processual Penal; POS-GRADUAÇÃO – UCAM – PÓSCONCURSO – integrante do corpo docente desde 2013. LMC – integrante do corpo docente desde julho de 2014 PONTO DOS CONCURSOS – integrante do corpo docente desde outubro de 2014. CURSO PRA PASSAR – integrante do corpo docente desde janeiro de 2015. PROFESSORA PALESTRANTE NO PROGRAMA SABER DIREITO DA TV JUSTIÇA -   Tema: Prisão e Liberdade Provisória.    Além de já ter atuado nos seguintes cursos e Universidade CEPAD – integrante do corpo docente, desde abril /2008;  CURSO ÊNFASE –  integrante do corpo docente desde de julho/2008;  CURSO ÍCONE -  integrante do corpo docente desde abril/2009;  PLÁ CONCURSOS – integrante do corpo docente desde fevereiro/2009, até o ano de 2013;  ACP-SAT – integrante do corpo docente do ano de 2007 até o ano de 2010;  CURSO MÚLTIPLUS – integrante do corpo docente desde outubro de 2010.  CURSO MULTIPLUS ON LINE – integrante do corpo docente desde janeiro de 2012.  CEJURIS - integrante do corpo docente desde março de 2014.  UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - integrante do corpo docente de 2001 a 2004 na Graduação e até os dias atuais na área de concurso público.    FORMAÇÃO ACADÊMICA  UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA – Direito - dez/2000.  ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - EMERJ – curso preparatório para ingresso na carreira da Magistratura estadual concluído, após um período de 2 anos e 6 meses.  PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU / ESPECIALIZAÇÃO  DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ –  concluído em dezembro de 2003.  DOUTORADO –  Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, ministrado presencialmente pela prestigiada Universidad Del Museo Social Argentino – DOUTORANDA DESDE JANEIRO DE 2011.  

Tatiana Rodrigues

Especialista em concursos públicos. Há 8 anos ministra aulas exclusivamente para concursos,  atuando, ou tendo atuado, como professora e elaboradora de materiais e simulados em diversos cursos preparatórios, no Rio de Janeiro.

Nivia Xavier

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializada em Língua Portuguesa para concursos públicos. 

Tiago Santos

Advogado. Pós Graduado em Direito Penal, Processo Penal. Professor de Direito Penal, Processo Penal e leis extravagantes há 12 anos, atuando em vários cursos no RJ e no Brasil, além de lecionar como professor convidado no curso de Pós graduação em Direito Penal da Universidade Cândido Mendes no RJ.

Maurício Bueno

Graduado em Programação de Computadores pelo IBPI (Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática) em 1984 e em Análise de Sistemas pela EDF consultoria e Fundação Escola do Serviço Público (FESP/RJ - 1986), Professor de Informática da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM-RJ) / Diretoria de Finanças da Marinha (DFM - RJ) e Diretoria de Informática do III COMAR-RJ (Comando Aéreo da Aeronáutica). Professor de Informática há mais de 30 anos, autor dos livros Informática Fácil para Concursos (Editora Brasport), Questões Comentadas de Informática da Fundação Carlos Chagas (FCC, Editora Ferreira), Questões comentadas da Cesgranrio (editora Método), Simulados comentados de Informática (editora Litera) e Apostilas para Concursos da editora Ferreira (PRF, PF, Auditor Fiscal do Trabalho, Caixa Econômica, INSS e TJ, entre outras). Atualmente lecionando no Curso Esfera, Espaço Jurídico, CEAV Virtual (Informática para todos os cursos preparatórios), LFG Curso Regular área Fiscal (AFRF e ICMS), Turma de resolução de exercícios de provas para área Fiscal (AFRF e ICMS), Turmas de simulados área Fiscal (AFRF e ICMS), Turmas área Fiscal Unilearn, Turmas área Fiscal curso Aprovação, Turmas de nível médio e superior no Canal dos Concursos, CEJ (Centro de Estudos Jurídicos), Fórum, Radix, Academia do Concurso Público (RJ) e Projeto EAD da Academia do Concursos, em turmas (teóricas e de exercícios) regulares para diversos concursos de nível médio e superior.

Douglas Canário

Douglas Canário é conhecido, no campo dos Concursos Públicos, como: O Passarinho mais famoso do Brasil. É natural e reside no Rio de Janeiro – RJ. Pós-graduando em Direito Administrativo; Curso de gestão financeira – Sebrae; Empretec – Sebrae; Coaching – Sebrae; Experiência de 2 anos como professor de curso preparatório.

Arthur Damasceno

Formado pelo Centro Universitário da Cidade - UniverCidade -, Ciências Jurídicas, e Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes - UCAM -, professor de Direito Constitucional, Eleitoral e Direitos Humanos, atua na área de preparação para concursos públicos e preparação ao exame da OAB há 11 anos, hoje lecionando em vários cursos do Brasil.

Polícia Civil RJ - Investigador | 101166  - Nível Médio Polícia Civil RJ - Investigador | 101166 - Nível Médio